RIO DE JANEIRO LANÇA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA TRANSPORTE COM EMISSÃO ZERO

Governo do Estado do Rio de Janeiro assina protocolo de intenções multilateral com Aliança Renault-Nissan, Petrobras Distribuidora, Light, Ampla e Rio Negócios, construindo o caminho para os veículos elétricos

Rio de Janeiro, 18 de junho de 2013 – Um memorando de entendimento foi assinado hoje entre o Governo do Estado do Rio e líderes dos setores público e privado com o objetivo de acelerar o transporte com emissão zero no estado do Rio de Janeiro. A Aliança Renault-Nissan, Petrobras Distribuidora, Light, Ampla, e Rio Negócios são os parceiros desse acordo histórico.

Por meio desse protocolo de intenções, as empresas signatárias estudarão a possibilidade de produzir veículos elétricos no Estado e disponibilizar toda a infraestrutura necessária para o funcionamento desses carros. O projeto faz parte do Programa Rio Capital da Energia, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro.

“Queremos fazer do Rio de Janeiro um centro de referência mundial na energia do século XXI, repetindo a vocação que o Rio já possui na área de energia tradicional”, disse o secretário, Julio Bueno, comentando o Programa.

A Renault e a Nissan estão fortemente comprometidas com a tecnologia de emissão zero. As empresas investiram 4 bilhões de euros nas últimas duas décadas para desenvolver carros que não utilizam petróleo como combustível e podem ser recarregados com energia pura e renovável.

O Nissan LEAF foi o primeiro veículo 100% elétrico a ser produzido em larga escala, lançado comercialmente em dezembro de 2010. A Renault lançou recentemente o subcompacto Zoe e tem uma linha completa de veículos com emissão zero, incluindo o sedã Fluence, o veículo urbano de dois lugares Twizy e o furgão Kangoo Z.E. A Aliança Renault-Nissan já vendeu aproximadamente 100.000 carros com emissão zero, o que é mais do que foi comercializado por todas as montadoras juntas.

“A Renault e a Nissan estão na vanguarda dos veículos movidos a eletricidade. Esta nova iniciativa reafirma nosso compromisso global de oferecer mobilidade urbana sustentável com conforto e prazer de dirigir”, afirmou Carlos Ghosn, CEO da Aliança Renault-Nissan, durante o anúncio feito nesta manhã.

A Petrobras Distribuidora entra no projeto para estudar a implantação da infraestrutura para recarga dos veículos elétricos em postos de serviços de bandeira Petrobras no Rio de Janeiro. “Dessa forma, nos mantemos fieis à vocação de liderança de mercado, vanguarda tecnológica e sustentabilidade”, José Lima de Andrade Neto, presidente da Petrobras Distribuidora.

A Rio Negócios participará do grupo de trabalho de desenvolvimento do carro elétrico representando a Prefeitura para promover comercialmente a cidade como destino de negócios desse setor industrial e tecnológico emergente. A missão é identificar oportunidades e portfólios de projetos, desenvolver o polo setorial e consolidar a inteligência dessa nova atividade no país. “Aceleramos projetos e facilitamos a instalação de empresas na cidade, conectando os setores público e privado. Nos investimentos em tecnologia de mobilidade por veículos elétricos, o Rio liderará esta inovação industrial”, Marcelo Haddad, presidente da Rio Negócios.

A Light, concessionária de energia elétrica com 4 milhões de clientes em 31 municípios do estado do Rio do Janeiro, também apoiará o desenvolvimento dessa ação. Dentre as contribuições da companhia nesse sentido, a empresa promoverá, por exemplo, estudos para a implantação da infraestrutura necessária à rede de abastecimento/carregamento desses veículos. “A Light está empenhada em apoiar essa iniciativa, voltada também para a sustentabilidade”, afirmou Paulo Roberto Pinto, presidente da Light.

A Ampla, empresa controlada pela holding Endesa Brasil e pertencente ao Grupo Enel, irá estudar a implantação de infraestrutura tecnológica e inovadora, para garantir o suprimento de energia de forma sustentável. “Fazer parte de um projeto de veículos elétricos confirma a aposta estratégica da companhia no desenvolvimento e na pesquisa de redes inteligentes de energia como base do novo modelo energético”, Marcelo Llévenes, presidente da Ampla e da Endesa Brasil.

Sobre a Aliança Renault-Nissan

A Aliança Renault-Nissan é uma parceria estratégica entre a francesa Renault, com sede em Paris, e a japonesa Nissan, com sede em Yokohama. Juntas, as duas empresas são responsáveis pela venda de 1 a cada 10 carros comercializados em todo o mundo. Parceiras desde 1999, comercializaram 8,1 milhões de carros em aproximadamente 200 países em 2012. A Aliança é a montadora líder mundial na produção de veículos zero emissão. A Aliança também atua em cooperações estratégicas com outras montadoras, incluindo a alemã Daimler, a chinesa Dong Feng, a indiana Ashok Leyland, além da joint venture recentemente formada com a estatal russa Russian Technologies, para aquisição do capital majoritário da AvtoVAZ.

Sobre a Petrobras Distribuidora

Líder no mercado brasileiro de distribuição de derivados de petróleo e biocombustíveis, a Petrobras Distribuidora tem mais de 7.500 postos de serviço com sua bandeira em todo o País, além de cerca de 10 mil clientes em segmentos como aviação, asfaltos, produtos químicos, soluções energéticas e transporte, comercializando um amplo portfólio de produtos e serviços. A Petrobras Distribuidora já disponibiliza terminais para carga de veículos elétricos em dois postos na cidade do Rio de Janeiro, e deverá expandir a oferta do serviço em sua rede. Mais informações estão disponíveis em www.br.com.br. Siga a Petrobras Distribuidora no Twitter em @postospetrobras.

Sobre a Rio Negócios

A Rio Negócios é a agência oficial de atração e facilitação de investimentos para o Rio de Janeiro. Além de consolidar e customizar informações relevantes da cidade para empresas clientes, é responsável por assessorar os investidores nacionais e internacionais, acompanhando todas as etapas do processo de implementação dos negócios. Desde o início de suas operações, em maio de 2010, a agência já atraiu mais de R$4 bilhões para o Rio.

Sobre a Light

A Light está presente em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro e possui 4 milhões de clientes. Com mais de um século de atuação, a Light faz parte da vida do Rio de Janeiro, e acompanha e oferece produtos e serviços essenciais para o desenvolvimento econômico, social e cultural das localidades onde atua.

Sobre a Ampla

A Ampla é uma empresa controlada pela holding Endesa Brasil e pertencente ao Grupo Enel, responsável pelo desenvolvimento do projeto denominado “Cidade Inteligente Búzios”, localizada no Município de Armação dos Búzios, projetada para ser referência em aplicações e tecnologias de redes inteligentes, visando, dentre seus objetivos, a implementação de infraestrutura tecnológica e inovadora, para garantir o suprimento de energia de forma sustentável. A smart city se baseia na experiência e no sucesso de outras iniciativas desenvolvidas pela Enel e Endesa, como Smartcity Málaga (2009), que tornou essa cidade uma das mais inteligentes sob o ponto de vista da distribuição elétrica em nível internacional. Além disso, o Grupo conta também na Espanha com a Smartcity Barcelona; na Itália, com três projetos localizados em Turim, Gênova e Bari e trabalha em outro em Santiago do Chile, o que a posiciona como líder em cidades inteligentes com um total de sete smart cities em andamento.

About epp